Categories
in china

mind this gap

a semana passada deixei a minha contribuição no mind this gap, uma iniciativa da dona Maria, que tem por intuito perceber o que leva os licenciados a sair de (ou voltar para) portugal.
deixo-a também aqui. pode ser que algum leitor mais hesitante nos siga o exemplo e se aventure… :)

Ana Campos, Engenheira de Sistemas e Informática. Shanghai, China

Como muitos destes testemunhos, a minha aventura começou numa experiência Erasmus, no norte da Holanda. Seis meses na Universidade de Groningen que se estenderam em mais seis, num estágio numa empresa na mesma cidade. Durante esse ano morei com pessoas de todo o mundo e aprendi mais do que em qualquer outro. E percebi que, como alguém dizia, “Home is where the heart is”.

Depois de um ano na Holanda (eu) e 9 meses nos Estados Unidos (o namorado), achamos que o rumo era a Ásia, desta vez juntos. Enviamos currículos, fizemos entrevistas à distância, investigamos, tiramos notas, abrimos mil e uma vez o Google Earth, na tentativa de perceber a geografia de uma cidade distante. Escolhemos Shanghai porque nos atraiu o potencial da maior cidade da china, que combina o dinamismo de uma mega-metrópole e a diversidade da cultura chinesa.

Não viemos por falta de emprego em Portugal, ou motivados por questões financeiras. Viemos para fugir da rotina que se acomoda naqueles que ficam por território seguro e conhecido. Viemos pela diferença, pelo choque cultural, pelos cheiros e sabores, pelas coisas que não se aprendem nos livros ou na semaninha de férias no estrangeiro. Viemos para fugir ao crédito à habitação, ao carro pago às prestações, às pequenas coisas que nos amarram aos sítios de onde nunca mais temos coragem de sair.

Por isso em Abril embarcamos num avião e cá estamos, felizes e empregados, a descobrir aos poucos uma cidade nova. Daqui a uns anos, quando nos fartarmos ou quando nos picar outra vez o bichinho (ou as saudades) e nos mudarmos para outro continente, volto a escrever outra entrada. Até lá!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *