Categories
links and ideas

Pela taxa sobre os sacos de plástico

saco1.jpg


Os cerca de 150 sacos de plástico por pessoa produzidos anualmente acarretam graves consequências para o meio ambiente: para além de a sua produção implicar o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes, cerca de 90% destes sacos acabam a sua vida em lixeiras, como lixo ou como contentores de desperdícios.

A distribuição gratuita de sacos de plástico por parte dos estabelecimentos comerciais, que é prática corrente Portugal é sinónimo de atraso em termos de consciência ambiental. Países europeus como a Bélgica, Irlanda e a Dinamarca taxam há anos os sacos de plástico, com benefícios óbvios para o meio-ambiente.

Taxar os sacos de plástico é a forma mais eficaz de incentivar os consumidores a usarem sacos reutilizáveis para as suas compras do dia-a-dia.

Por todas estas razões, os cidadãos abaixo-assinados pedem ao governo que não recue na sua intenção de introduzir uma taxa ecológica sobre os sacos de plástico.

saco2.jpg

eu assinei. e tu?

(uma boa ideia da rosa).

edit: a nossa alternativa, que já está a ficar velhinha, é este saco (clicar na imagem para ver maior). inclui a nossa lista de compras, para não nos esquecermos de nada :)

3 replies on “Pela taxa sobre os sacos de plástico”

hum…
por acaso não estou assim tão de acordo!
pois há muitos supermercados que já cobram pelos sacos
*

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *